terça-feira, 11 de março de 2008

Cidade K-ótica!

Hoje a cidade de São Paulo teve congestionamento recorde: 180 km. Dá pra imaginar o que significa isso? E a cada dia 600 novos veículos são licenciados, o que quer dizer que a coisa só tende a piorar. Tentam-se saídas como o rodízio de placas que podem circular em cada dia útil da semana - adianta? Não, não muda nada mesmo.
Bem, uma saída é usar o transporte coletivo. Mas imagine-se em um ônibus lotado, às sete da manhã, em um desses 180 km de congestionamento? Pensou? Melhor nem pensar, não é? Daí tem o metrô. Ele é rápido, eficiente... mas nos horários de pico é outra aventura: demora até conseguir entrar em um dos trens, que passam de cinco em cinco minutos (ou menos), e ao conseguir isso, percebemos que é possível quebrar a lei da física que diz que dois corpos não ocupam um mesmo lugar no espaço - no metrô isso acontece!
Aliás, hoje usei o metrô para ir ao centro da cidade. No horário que eu fui, que já era bem tarde (8:00 da manhã), a coisa já estava mais calma, na medida do possível. Mas ainda assim tinha muita gente ao meu redor. Quando eu saía da estação, subindo as escadas, houve um momento em que a multidão parou - como param os carros - e depois continuou a andar. Eu achei aquilo ilário: um congestionamento de pedestres! Onde isso acontece? Só em São Paulo mesmo. Daí eu pensei: o negócio é fazer também um rodízio RG's, como fazem com os carros. Exemplo: RG's finais 1 e 0, não podem sair de casa na segunda-feira, RG's finais 2 e 3 não saem na terça, e assim por diante. Não seria uma boa? Ha ha - melhor não dar idéia ao Kassab!
Enfim, a coisa aqui tá feia. É como uma amiga me disse outro dia: essa cidade tem a fama de ter de tudo, uma vida cultural como nenhuma outra - mas essa vida é pra quem? Quem arrisca pegar esses trens lotados para ir à uma exposição na Pinacoteca em dia de chuva como hoje? Quem tem paciência para esperar mais de quatro horas em uma fila para assistir a uma peça gratuita? E por aí vai...
Realmente, a cidade é linda, tem muito pra se ver, oferece de fato muita coisa pra se fazer. Mas não é sempre que estamos dispostos a pagar o preço que ela cobra.

5 comentários:

Zrs disse...

Realmente Dê, sampa é grande em tudo, no que oferece de bom e no que cobra também.

Engraçada essa cena que vc viu das pessoas como carros, eu vi uma cena semelhante só que em um filme, não sei se vc já assistiu, ele se chama Baraka, uma belíssima produção, bem conhecida dos antropólogos e sempre utilizada nas faculs.
Então, a cena mostra exatamente isso, uma multidão andando e parando como os carros, uma loucura.

ps: não vejo a hora de dar uma chego aí na tera da garoa para passear e bebericar com vcs, levando meu mega guarda-chuva, é claro, para usá-lo nas chuvas daí, visto que só tenho usado o mesmo contra o aquecimento cuiabano.

Cristina disse...

Dê, essas coisas estão me deprimindo... sério mesmo.
E eu gostei da idéia de rodízio por rg rs
beijo!

Luiz CT disse...

Dê, tenho visto pelos notíciários da TV e Internet o caos do congestionamento em Sampa! Acho que eu não suportaria, sei lá!! Mas como já é costume dos neoliberais, o Zé Serra vai privatizar as ruas públicas de SP, vai cobrar pedágio. Será que o cidadão vai agüentar e aceitar mais um imposto??

Olharinfoco Blog disse...

Olá Dê, agora eu tenho um blog tbm

http://olharinfoco-olharinfoco.blogspot.com/

Espero suas visitas. Ah, e minha defesa é dia 26 heim!!!! Abço

Unknown disse...

Nossa! Essa do Rg é boa heim...
Se a moda pega... Admirável mundo novo á vista.
Bjos