quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

No Stress! (Total stress)

Pois é, eu sou ansioso. E quem não é?
Por outro lado, sou relativamente tranqüilo, tento não me deixar pressionar por esse tempo doido que corre desenfreadamente. Apenas tento...
Vou dar um exemplo recente: hoje, dia 06 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, era a data limite para a entrega de um trabalho da pós. Ok, eu tive um mega prazo para terminar, mas preferi utilizar todo o tempo disponível para fazer um trabalho bacana, não apenas para cumprir uma obrigação acadêmica, mas para aprender coisas novas, uma vez que escolhi um assunto que eu nunca havia lidado. Pois bem, sexta-feira o trabalho estava pronto, mas preferi deixar para imprimir ontem, depois de ler mais uma vez, verificar os detalhes, até em relação à apresentação... E lá fui eu hoje, entregar o tal do trabalho que consumiu meu mês de janeiro e... a faculdade estava fechada! Entrei em parafuso - o que fazer? E se todos tivessem entregue antes, sendo eu o único a acreditar que haveria vivalma lá na quarta-feira de cinzas? Eu sabia que o prazo da professora entregar as notas era dia 8, ou seja, depois de amanhã... pensei: "pronto, ferrou tudo" (com o perdão pelo termo chulo). Voltei pra casa desnorteado, mas tive a idéia de escrever um e-mail para a professora contando toda a história, e pedindo se poderia entregar amanhã... Nem preciso dizer que fiquei acessando meu webmail a cada 15 minutos, e remoendo: "Será que ela lê e-mails institucionais na quarta-feira de cinzas? Será que ela vai ler a tempo? Será que ela vai aceitar um dia depois? Será? Será? Será?..."
Essa dúvida me consumia, e na minha cabeça martelavam as palavras "mas por que deixou para o último dia? que idéia! onde é que já se viu?! bla bla bla bla..." E nisso já ataca a queimação do meu estômago, termômetro da minha ansiedade nessas ocasiões - básico. Bem, a essa altura você deve estar querendo saber o desfecho do relato. Conto agora: a professora, muito gentilmente, disse que não haveria problema, pois ela só passaria no departamento no dia 7 mesmo. Ufa! O alívio é incrível...
Mas o que se aprende com tudo isso? Talvez que não adianta fazer tempestade em copo d'água, que nada vale se preocupar antes de tentar todas as opções, que a ansiedade só piora as coisas e dá azia (no meu caso). Mas também pode se aprender que, apesar de não adiantar se afobar, não custa nada fazer as coisas num tempo hábil, nunca respeitando uma data final, mas sim se programar para terminar as coisas bem antes! Em resumo, o negócio é ter bom senso. Nem tanta afobação, nem tanto sossego... pois, em doses erradas, remédio vira veneno; mas o veneno, se bem dosado, pode ser a cura para muitos males.
No stress... mas não muito relax!
Deve ser isso.
Sei lá.
Edvard Munch - O Grito (1893- detalhe)


Adendo (07.02.2008): Entreguei meu trabalho! E na lista que assinei pude notar que fui o sétimo a fazer isso... Considerando que a turma tinha uns vinte alunos, parece que não fui o único a deixar para a última hora.


2 comentários:

Cristina disse...

Aff, Dê, total identificação com essa postagem. Será que um dia a gente aprende? rs
beijo!

ART disse...

sei não, cris, sei não...
esperemos que sim!!!