sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Viagens na minha terra

(editado, 16/11/08)

Marília é uma cidade que gosto muito, por vários motivos, e naquelas bandas estive por um bocado de dias no mês passado.
O motivo principal da minha ida foi dar uma aula/palestra no curso de Ciências Sociais da UNESP, na disciplina Pensamento Social Brasileiro. E foi uma experiência muito boa, mesmo. Primeiro, porque pude falar um pouco de um assunto que me é caro, a saber, a história da Missão Artística Francesa, de 1816 (outro dia posso até falar sobre isso aqui, não hoje!); e depois, porque a oportunidade de apresentar minhas idéias e pesquisas em um ambiente como o da UNESP foi um grande prazer, e uma experiência que levo pra vida.
Fora isso, em Marília pude ver um bocado de gente que faz parte da minha vida, parentes, amigos, e até animais, como a cachorra Filó e a gatinha Kalu, que sempre vejo quando passo por aquelas bandas. Assisti a uma linda palestra com a antropóloga e amiga Lúcia Morales, sobre o filme Nós que aqui estamos por vós esperamos, e foi outra experiência única. Quem não assistiu não faz idéia do que perdeu.
E muitas outras coisas aconteceram - tudo sob um sol que eu não me acostumo mais, quente de um jeito que faz a gente ficar cansado logo de manhã. Haja pique. Mas foi tudo muito legal. Os gatinhos também foram, e se divertiram bastante rolando na terra, coisa que aqui no apartamento nem passa pelos sonhos deles.
Enfim, a viagem foi boa, muito boa, sempre com gostinho de quero mais. Mas estar em casa é muito bom. Minhas coisas, meu canto, meus livros e discos. Minha vida.
E la nave va.

2 comentários:

Cristina disse...

Tbém tenho um grande carinho por Marília. Mas fiquei triste porque da última vez que fui pra lá, não me lembrava dos nomes das ruas, essas coisas rs

Tania Capel disse...

ah! mistério desvendado, agora sim sei onde o sr. esteve... rs! nossa, essa história do sol, adorei.. é assim que me sinto em ARARAQUARA (em tupi, morada do sol). beijos no coração!