quinta-feira, 19 de março de 2009

Últimas horas do verão

Está chegando o outono. O sol, que sempre torra nossos cocorutos, já dá sinais de que pretende ficar mais brando por uns meses... o vento é constante, e os finais de tarde já começam a ser mais frios. Esse tempo sempre me deixa meio nostálgico. Talvez isso aconteça em razão do período de frio representar apenas uma pequena fração do ano entre nós. Daí tudo o que acontece nesse tempo acaba ocupando um lugar de distinção na memória. Deve ser isso.
Lembro de muitas coisas que aconteceram no inverno, roupas que usei (percebem como as roupas de inverno duram?), gripes que peguei, manhãs congeladas no caminho do trabalho/escola, noites com vento cortante na saída da escola/faculdade... luvas de lã, vários cobertores pra dormir... enfim, realmente o tempo frio acaba deixando mais lembranças, por representar pouco tempo na vida de quem mora próximo à linha do Equador. Deve ser oposto com o pessoal do Hemisfério Norte.
Aliás, acabei de ver a hora. É meia-noite e um do dia 20 de março de 2009! Mas ainda temos um restinho de verão. O outono só começará às 8h44.
Se for pra escolher, prefiro o calor. Mas admito que o tempo frio tem lá seu charme. E sempre há a opção de abrir um vinhozinho. Tudo tem um lado bom.


Obs: eu até pensei em colocar aqui uma daquelas lindas fotos de outono que há aos milhares na net, mas convenhamos que aquelas imagens com folhas de maple não tem nada a ver com nosso outono... depois eu tiro umas fotos locais e coloco em outro post.


Para saber mais sobre o outono (!), consulte o site do CPTEC: http://www.cptec.inpe.br/clima/estacoes/outono/outono.shtml

4 comentários:

Lu. disse...

Para ser sincera, eu odeio verão. hahahahaha Sou bem mais o clima ameno e gostosinho do outono/inverno. Sendo assim, imagine minha alegria ao saber que o outono está aí (ao menos oficialmente).

Alexandre disse...

Também prefiro o outono. Aliás, prefiro os "mezzos" outono/primavera. Calor e frio demais não me agradam, acho que no fundo não agrada ninguém. Nosso corpo é tão tenuamente equilibrado que os extremos sempre trazem algum tipo de negatividade.

Enfim, eu estou comemorando. As pessoas começam a ficar mais contidas, mais pensativas, mais ponderadas, se vestem melhor, até o trânsito na rua melhora (pode reparar), e claro, o café volta a reinar. :D

Aline-NC disse...

Chega desse calor de doido! :)

analuisalima disse...

"Há um lugar para ser feliz, além de abril em Paris: outono, no Rio..."

=D