quinta-feira, 18 de junho de 2009

Deborah Blando, Roger Chartier etc.

Supondo que eu tivesse um leitor assíduo (o certo seria: supondo que eu tivesse um leitor) eu teria que iniciar esse post dizendo: "desculpe o sumiço, sei que ando meio relapso com o blog... bla bla bla..." O fato é que eu ando meio sumido daqui mesmo, por pura falta de tempo. E de inspiração, também. Porém, se eu ficar esperando pela confluência desses dois requisitos, não sairá mais nenhum post! Então cá estou para falar de amenidades.
***
Como eu já adiantei via Twitter, outro dia eu vi a Deborah Blando na padaria aqui do bairro! Foi bem na hora em que eu estava levantando da mesa para voltar pra casa, de modo que foi uma olhada bem rápida (não gosto de dar pinta de deslumbrado quando vejo um "famoso", ainda que, às vezes, eu dê alguma bandeira, sim). Mas fiquei na dúvida, pois ela estava meio diferente do que eu lembrava, daquela época de "Innocence" (né esqvl?). Na dúvida, pedi para o Alê dar uma conferida, e ele confirmou minha suspeita. Era ela! Tudo bem que ultimamente ela não anda muito presente na mídia; e que eu tampouco tenha ouvido outros trabalhos seus que o primeiro LP (A different story, 1991) - mas na época eu ouvia! Gostava muito de músicas como Innocence, Merry-go-round e Decadence avec elegance. Mas isso já faz um bom tempo, considerando que eu devia ter uns 14-15 anos... Mas foi legal vê-la, afinal, não é sempre que topamos com "ídolos" da adolescência.
***
Bem, mudando de cenário, mas ficando no tema celebridades, hoje assisti a uma palestra com o historiador francês Roger Chartier. Foi muito legal, levando em consideração que só o conhecia dos livros. Fora isso, a palestra foi toda em português, o que permitiu que eu economizasse meu escasso conhecimento de francês para outro momento! Apesar de ter sido de manhã, e eu estivesse com sono, foi uma experiência incrível, que uma dia hei de compartilhar com meus futuros alunos.
***
Ainda sobre o "mundo acadêmico", gostaria de dizer que, enfim, passei pelo exame de qualificação, e foi uma experiência muito positiva. Aliás, fui aprovado (eba!), mas tenho muito trabalho pela frente. Por isso, caro leitor (hein?), perdôe futuros sumiços, caso aconteçam. Mas pretendo aparecer por aqui sempre que possível. Afinal, entre antigas cantoras pop e célebres historiadores franceses, sei que haverá sempre vontade de aparecer por aqui para comentar meu diletante cotidiano.

6 comentários:

Heline disse...

Não acredito que vc e o Alê reconheceram a Deborah Blando. Parabéns! Vocês são ótimos fisionomistas.

"Who's gonna fight for innocence
When we're always
Denying the proof?
Who's gonna fight for justice
When we wash our hands of truth?"

Quem não ouviu não foi adolescente nos anos 90!

(rsrsr)

Aline-NC disse...

Lembro que uma vez fui responder a esses cadernos de perguntas, que as meninas faziam na época, e todas colocaram a Deborah Blando como "cantora favorita". Eu nem sabia quem era a dita cuja, mas dei uma de adolescente maria-vai-com-as-outras e também escrevi que era minha cantora favorita! Hahaha! Acho que só conheço Innocence mesmo, olha que fã meia-boca... :)
Ah, sobre o Pearls of Passion, eu só vi em CD por aqui...

Alexandre disse...

Mais uma vez, parabéns Anderson! Dedicação é isso, colhemos frutos.

E faz tempo que não cruzo com famosos. Mas sempre me lembro do dia que saí do trampo no Conj. Nacional: esperava o sinal pra pedestre abrir na Augusta, quando o Otavio Mesquita me sobe a rua num Cadillac vestido de Elvis.

Lu. disse...

Parabéns, rapaz! Muita boa sorte nessa empreitada.

Quanto a Debora Blando, recordo-me somente de um notório show que ela realizou na praia, de graça, abrindo para outras bandas. Ela gritou para o público "Vocês querem mais?", e a galera simpática respondeu: "Nãããããão!". A pobre moça saiu chorando e nunca mais retornou a cidade. Aparentemente, só eu fiquei triste com isso.

Cristina disse...

Eu não reconheceria ela se a visse, não me lembro da cara da moça. Só sei que ela vivia naquele programa da Xuxa, né? ou não? rs
Menino, eu nem sei se já li alguma coisa do Chartier (?), mas é uma palestra que eu gostaria de ter assistido.
E parabéns mais uma vez pela qualificação e bom trabalho pra terminar essa etapa. Torcemos por você(s), sempre ;]

Fran disse...

Dê! não acredito...vc fã da Débora Blando?hahaha....
Escuta, eu que sempre fui noveleira de plantão (e, diga-se de passagem, gosto das que quase não são vistas e/ou das mais trashs), eu acho que na atual novela das 6 é ela quem canta o tema da santinha da (péssima) Nathália Dill.... aquela voz hiper nasal e tremida e exagerada só pode ser dela! e é bem naquele estilo dos sucessos do passado, rs!

Ah, e que babado foi esse que perdi do Chartier? puxa, eu adoro o que ele escreve, é super importante pras minhas questões do doutorado...que pena!
Ah, e parabéns pela qualificação, mais uma vez :))
Beijocas queridas e até segundona.
Fran e didi