quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Há 25 anos...

É, devo estar mesmo velho: hoje faz 25 anos que entrei na escola. Quando falo escola, é a primeira série do primeiro grau (faz tanto tempo que hoje isso se chama ensino fundamental, se não me engano). Não fiz pré-escola, na época não era obrigatório e ninguém fez questão de me colocar lá, ainda que eu o quisesse muito. Eu desejava imensamente ir à escola, tanto que vivia enchendo a paciência de meus irmãos mais velhos, "vamos brincar de escolinha?!", tanto que aprendi a ler e escrever aos 4 anos de idade, o que mais tarde, na escola, iria me ajudar, de um lado, e me atrapalhar, de outro. Primeiro atrapalhou, pois eu não tinha o menor ânimo pra preencher letrinhas tracejadas, quando já tinha capacidade de fazer pequenas redações... Pelo menos as professoras perceberam isso, e me colocaram na segunda série... contudo, tive que fazer a segunda série de novo - "ele tem pouca idade para a terceira série, ainda", disseram. Mas foi bom, aproveitei bem minha duas segundas séries. Ou seja: não tive pré-escola nem primeira série... coisa de maluco.
O primeiro dia de aula foi horrível, eu estava morrendo de medo afinal era um bichinho do mato, quase literalmente. Todo mundo tinha um grupo, e eu, que nunca havia estado numa sala de aula, tive que construir isso aos poucos... e quando estava quase lá, mudei de sala, daí tive que começar tudo de novo. Mas reencontrei meus amigos na segunda série, e todos achavam que eu era repetente...
Enfim, poderia ficar horas falando disso, mas o fato é que nunca, em todos esses anos, eu me esqueço que dia 25 de fevereiro faço um tipo de aniversário: o dia em que entrei na escola.
Foi, sem dúvida, uma das coisas mais importantes de toda a minha vida. E ano que vem, se tudo correr bem, terminarei meu doutorado... acho que aí se fecha um ciclo... um ciclo de 26 anos!
É, acho que estou mesmo ficando velho.

2 comentários:

Aline-NC disse...

Hahaha também és precoce? Lembro-me de ir parar na diretoria só porque li um texto na sala de aula, aos 5 anos (pré-escola). Como comecei a trabalhar relativamente cedo, aos 17, não pude passar tanto tempo estudando, além de um monte de outras coisas que aconteceram... é a vida.

Cristina disse...

Não acredito que vc lembra a data!
Eu fiz pré-escola, mas foi meio traumatizante. Só sabia escrever meu nome, acho que algumas letras tbém, mas aprendi relativamente rápido.
Deixa fazer as contas: 18 anos e meio de escola, não consecutivos ;)