quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Novela das 8

Sim, eu assisto novela... mas nem sempre. Essa nova novela da Globo, Duas Caras, tenho achado meio sem pé nem cabeça. Mas não estou aqui para falar sobre a trama da novela, ou comentar a performance dos atores... longe disso. O que me deixou instigado foram duas cenas específicas e banais. Na primeira delas, a protagonista Majorie Estiano chega a São Paulo, direto do Paraná. Ela veio de ônibus, e pegou um trem rumo à Estação da Luz, no centro. Ao sair da estação, com outras duas mulheres, são abordadas por uma cinco crianças que as rodeiam desesperadamente pedindo insistentemente dinheiro, ao mesmo tempo em que tentam abrir a bolsa de Majorie (acho que sua personagem se chama Maria Paula) - no fim, elas saem correndo e não roubam nada. Tudo bem, a novela não é um retrato da realidade, mas a cena ficou forçada demais, qualquer um que tenha passado ao menos um dia em São Paulo sabe que também não é assim que acontece - mas tudo bem, isso é o de menos. O pior é que elas, tendo descido, sabe-se lá porque, na Luz, acabam chegando à pé em um local que, aparentemente, é em Santa Cecília; se elas chegaram à cidade de ônibus, estavam no terminal do Tietê - bastava ir de metrô até a estação Santa Cecília. Mas até aí, tudo bem... Mas o pior foi que, segundo as falas das personagens, Majorie, ou melhor, Maria Paula (ainda tenho que confirmar esse nome!), iria procurar um hospital público qualquer para fazer o pré-natal (afinal, ela estava grávida). Fiquei imaginando que hospital seria... A surpresa veio na cena em que ela já estava ganhando o bebê, que é nada mais, nada menos, que uma das maternidades particulares mais sofisticadas da cidade, que é a São Camilo, em Pompéia. Não é o máximo? Todos sabemos que novelas são construções, baseadas em elementos da realidade, mas são construções... Mas é curioso quando a gente percebe tantas incoerências em uma só passagem da novela, como essas em relação à cidade de São Paulo. O pior é que, ao assistir a novela pensando todas essas coisas, nem reparei se o bebê é menino ou menina. É nisso é que dá...

Um comentário:

Cristina disse...

Ah, Dê, que ótimo! rs
Eu vejo essa novela em relances, mas já vi que tem muita coisa sem-noção mesmo.
E ao que parece, o filho da Maria Paula é menino, sempre é rs :p
beijo!