quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Tese (getting started) - 1ª postagem

Quando eu fazia um curso de francês há uns anos atrás, havia uma lição, cujo título era (em inglês, curiosamente) "Getting Started". Como o curso tinha toda uma filosofia por detrás, nessa lição discutimos, através de um texto bem divertido, como às vezes demoramos para fazer as coisas que, simplesmente, temos que fazer. Na historinha, um músico rodeava seu piano de maneira sofrida, escorregava pela madeira, arrastava-se no chão, sentava no banquinho, logo levantava, ía fazer outras coisas, e nada de tocar... até que um dia ele, enfim, senta-se lá e faz o que tem que ser feito: toca!
Eu tenho me sentido meio assim com minha tese. Claro que a realização de um trabalho desse tipo é algo processual, ou seja, tenho trabalhado nela desde meu ingresso no doutorado, no ano passado, através de muitas leituras, fichamentos, releituras, papers, pesquisa documental, enfim, tudo aquilo que faz de uma tese uma tese. Só não tinha, de fato, começado a escrever. Tinha medo de começar, não sabia bem por onde. Foi então que ontem eu criei o primeiro arquivo daquilo que deverá resultar da tão esperada tese. Foi muito bom. Foi aí que percebi que já tenho muita coisa pra dizer, ainda que as coisas ainda estejam bem cruas e misturadas na minha cabeça. Mas é preciso sempre começar, para então termos noção do caminho a ser tomado para chegar a determinados resultados.
Eu já passei por isso antes, mas era tudo diferente. No mestrado o tempo era mais curto, e meio que eu escrevia de maneira mais desenfreada. Agora eu quero trabalhar de outra maneira, de forma mais tranqüila, avaliando o peso e necessidade de cada palavra ou frase. Claro, isso é uma meta, acho, de todo pesquisador ou escritor (imagino).
Mas enfim, cá estou. Como diria minha amiga Grá, "pode perguntar, sim, sobre minha tese" - ficarei feliz em falar alguma coisa. Hoje eu te diria que ainda é uma semente, aliás, um brotinho, que está sendo cultivado com muito carinho... e que ainda há de crescer e frutificar! Será confortante dividir com vocês as alegrias e agruras de todo esse processo!! Aguardem, portanto, os próximos capítulos...
Agora vou é dormir. Boa noite.



Um comentário:

Zrs disse...

Acho que no doutorado podemos dizer: agora quero mais tranquilidade...isso é muito bom.

Meu lindo, o processo é sempre o mesmo, vamos lendo, lendo, pensando, refletindo, mudando de idéias e derrepente, como num passe de mágica, pimba! A gente senta e o texto sai..comigo é mais ou menos assim também.

Boa sorte sempre!
beijos
ps: realmente, não tinha pensando, mas 15 anos de bolsa seria fantástico! rsss...