domingo, 22 de junho de 2008

Reflexões dominicais

Esse negócio de blog é uma coisa curiosa, que eu realmente não entendo direito. Mas eu gosto.
Não acho que eu escreva aqui para aparecer, chamar a atenção, ou por qualquer outro motivo parecido. Escrevo por necessidade. Mas eu poderia fazer um arquivo pessoal, não necessariamente on-line, de modo que ninguém precisaria ler. Mas não é a mesma coisa. O interessante é compartilhar, colocar idéias à prova, sentir que é uma via duas mãos.
Não entendo isso aqui como um diário, pois um diário, suponho, é uma coisa muito pessoal, não acredito que as pessoas realmente escrevam coisas sobre sua alma, seus sentimentos ou dores mais profundas numa espaço tão público... e caso escrevam, não acredito que seja algo tão puro quanto aquilo que é escrito só pra si. Sempre é uma construção, sempre se está pensando que alguém irá, possivelmente, ler aquilo. O leitor está presente desde a primeira letra a ser escrita, mesmo que ele, de fato, nem venha a existir. É uma coisa muito curiosa mesmo.
Mas o fato de ser uma realidade filtrada não significa uma fantasia, uma mentira. Às vezes, os textos considerados fictícios são os mais impregnados de verdade, aquela que não se percebe na superfície.
E na vida também é assim, não somos uma pessoa, mas várias. Somos o filho de nossos pais, e em outros momentos o namorado ou namorada de alguém, o estudante, o que trabalha, o que fica só em casa, o que está no bar com os amigos, o que vai à algum culto religioso, numa danceteria, enfim, somos vários.
Aqui no blog eu sou aquele que escreve, que sente necessidade de dividir algumas idéias, algumas impressões sobre o mundo. Por isso tudo o que escrevo aqui é carregado de muita verdade, pois é fruto de uma necessidade. Tanto é que eu sentei aqui planejando falar sobre um assunto diferente, que fica reservado para outra postagem... isso prova que, apesar de ser sempre uma realidade filtrada pela minha mente, nem sempre tenho total autonomia sobre o que vou escrever, o texto muitas vezes tem vida própria, e essa é a parte mais divertida de toda a história.
That's all, folks!



Um comentário:

Cristina disse...

Interessante essa reflexão. Eu sinto tbém, qdo fico um tempo sem atualizar, e os assuntos pedindo pra serem escritos na minha cabeça rs. ;]