sábado, 14 de fevereiro de 2009

Você tem Orkut?

Hoje criei uma conta no Twitter. Faz tempo que eu via isso, mas nem sabia do que se tratava. Daí a Aline e a Cris apareceram com essa história - e eu acabei entrando no embalo. Na verdade é uma coisa curiosa, parece um blog, mas os textos são curtinhos. É mais ou menos um lugar para escrever qualquer coisa que quiser, como uma lousa em um corredor público com giz e tudo, ou aqueles restaurantes que colocam toalhas de papel manteiga e giz de cera para as "crianças" desenharem - ninguém resiste! Sei que lá estou, só não sei se fico.
Fiz também uma conta no MySpace - esse eu detestei, mil vezes nosso Orkut. E assim vou consumindo essas coisas super-úteis. Mas o que é mais engraçado é mudança disso na chamada vida pública, esfera pública, o que for... percebo que envio/recebo cada vez menos e-mails. Essas redes de relacionamento parecem que vão, mesmo, acabar com essa "antiga" ferramenta de comunicação. Li isso uns meses atrás e achei improvável - mas acho que é bem possível. Afinal, mensagens se mandam das maneiras mais variadas, sendo o e-mail apenas uma delas. Mensageiros instantênos, SMS's, Scraps e tudo mais parecem suprir essa função. No caso das redes, Orkut e Twitter, por exemplo, as mensagens são compartilhadas com todos os contatos, o que deixa tudo mais doido ainda. Enviar arquivos como anexo de e-mail tampouco mostram-se a última moda, pois com os mega-discos-virtuais disponíveis, é pra lá que mandamos os arquivos, e compartilhamos os respectivos links. É, a coisa anda.
Bem, tudo isso pra dizer que fica sempre a dúvida de até onde estamos usando todas essas ferramentas ou sendo usados por elas. O medo de estar totalmente alienado assombra a cada cadastro num desses mundos virtuais. Mas não tem jeito. Trata-se de um caminho sem volta.
E é isso mesmo... não fosse essa pseudo-democratização dos espaços virtuais, como eu teria um espaço bacana como esse aqui do blog, para falar à vontade tanta asneira?

Arquivo> Salvar...

LOL

4 comentários:

Aline-NC disse...

Também tenho MySpace e Facebook, mas não engrenou. Entro de vez em nunca e esqueço sempre a senha!
E-mail serve para receber spam, ora... ;)

Tania Capel disse...

ai, ainda naõ tenho um twitter! que medo... um dia essa meio virtual vai em tragar! ahuahuhauhaua

estou com saudades!
nesta semana volto a postar com mais regularidade!
beijso e boa semana

Cristina disse...

Às vezes eu tenho vontade de deletar tudo, mas a verdade é que a gente se habitua tanto a essas ferramentas que fica difícil (tá, nem tanto assim) viver sem elas. Orkut é mais rápido pra deixar recados que email, msn é mais barato que telefone, e assim vai. Qto ao twitter, acho que é tbém parte dessa ansiedade virtual (?) que criamos pra nós mesmos. Mas enqto tudo isso estiver ajudando (ou pelo menos, não atrapalhando), ótimo.
beijometwitta rs

Lu. disse...

Certo dia me deu a louca e saí criando tudo: twitter, facebook, myspace, fotolog... Aí em outro dia decidi apagar tudo que não usava. O myspace é legal para estar em contato com as bandas e músicas que gosta, pois alguns escrevem no blog e na grande maioria das vezes há algumas exclusividades, como datas de show, vídeos e músicas novas. E prossegue sendo o único lugar no qual sou amiga do Paul McCartney.

Já o Twitter e os outros, foram para o espaço. Não tive paciência. Qualquer dia me dá a louca de novo e retorno. Mas de vício, já me basta o blog e o orkut.