quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Há 26 anos...

Bem, no ano passado eu escrevi um post celebrando a data em que entrei na escola, 25 de fevereiro de 1985... faz um tempinho, não? O curioso é que eu nunca me esqueço da data, nem sei porque, mas não esqueço. Até resolvi consultar no calendário do computar pra conferir se caía mesmo numa segunda-feira, e como olhei errado, pensei que caía numa sexta. Foi uma decepção, pois uma data que eu considerava tão importante, a ponto de me lembrar sempre, era na verdade alguma confusão das minhas próprias lembranças - o que me rendeu um post que nunca vai existir aqui, pois, de fato, dia 25 de fevereiro de 1985 caiu numa segunda-feira. Que alívio!
De todo modo, isso é algo pra se pensar: até que ponto devemos confiar nas memórias da infância? Eu já me questionei várias vezes sobre coisas que me lembro como realidade, e que podem ser, muito bem, sonhos que tive ou mesmo invenções da minha cabeça. Não dá pra ter certeza. Aliás, memória é mesmo uma coisa incerta, e rememorar não deixa de ser um ato de criação ou de reinvenção do próprio passado - uma releitura, talvez.
Mas, enfim, hoje faz 26 anos que entrei na primeira série, e aquele foi, definitivamente, um dia inesquecível.

* * *


Observação: apesar de no Brasil ainda ser dia 24, aqui em Paris já é dia 25, de modo que acabei adiantando um pouco o post comemorativo! Viu só como começam as confusões com as datas?


Nenhum comentário: