domingo, 18 de setembro de 2022

SP e amor

Em 2002 me mudei para São Paulo para tentar ingressar no mestrado. Foi uma mudança e tanto, considerando que eu morava a vida toda no interior (Marília-SP), com algumas visitas à metrópole desde o ano 2000 ou 2001 - não lembro direito. Sempre tive certa fixação por essa cidade, morria de vontade de visitar. Pois cá estava eu, morando com meu então namorado, para essa virada radical na existência. Ele entrou no mestrado em 2002 e eu, por sorte, empenho ou esperança, acabei ingressando em 2003. Terminei o mestrado em 2006 e já estava morando novamente na cidade do interior de origem (pulei, obviamente, todo a constelação de acontecimentos nesse ínterim). O mestrado havia sido exaustivo e eu começava a me reaproximar do meu antigo trabalho, e por uns meses cheguei a pensar que deveria direcionar todo meu investimento profissional para ele. Mas acabei confirmando que minha paixão era a Sociologia e as Imagens, então em 2007 estava eu no doutorado, novamente em São Paulo, para dar prosseguimento a esse plano audacioso. Em resumo (muito disso pode ser lido neste blog), terminei o pós-doutorado em São Paulo em 2014 e meu mudei para Campinas, pois havia a possibilidade de outro pós-doc por lá e meu companheiro, agora marido (de papel passado, sim, porque desse tipo de direito a gente não pode abrir mão), havia conseguido uma vaga efetiva como docente. Dois anos depois, entre inúmeros eventos e sentimentos que não cabe falar agora, tornei-me docente na Unicamp, e esse foi o ápice de quase 20 anos de estudo, formação e luta. Hoje sou Professor Doutor II e sinto-me feliz profissionalmente. Mas, a vida tem dessas coisas, por diversos motivos, profissionais e pessoais, alugamos um pequeno apartamento em São Paulo e cá passamos alguns dias durante a semana. E novamente São Paulo faz parte da minha vida. Revisito locais do passado, alguns exatamente iguais, outros totalmente diferentes. Tenho memórias e sensações diversas. Um misto de reconhecimento, identidade e estranhamento. Gosto daqui. Sinto-me parte daqui. Mas também sinto-me de fora, forasteiro, estrangeiro (Simmel rules!). Mas quem não? São Paulo é uma cidade majestosa, desafiadora, divertida. Para mim, voltar para cá, ainda de forma intermitente, depois de tantos anos, mostra o quanto estamos conectados. Tanto se passou desde 2002, mudamos tanto, ambos. Mas ainda somos os mesmos. Guardamos sonhos no almoxarifado da alma. Ainda há muito a se fazer. Existe amor em SP.



Fonte: https://www.whatelsemag.com/10-vistas-mais-bonitas-sao-paulo/




Nenhum comentário: