domingo, 25 de setembro de 2022

Viver e amar (intensamente)

Estou ouvindo aqui a nova música de PG Roxette, espécie de continuidade do Roxette, que terminou em 2019 com a morte de Marie Fredriksson. A música é boa, alegre, radiante, com a mesma vibração dos anos 80 e 90. A música, Walking on air, é o segundo single do álbum que sai em outubro, Pop-up Dynamo! No geral a música e o projeto estão sendo bem recebidos pelos fãs, embora uma parte insista em dizer que não existe Roxette sem Marie. Bem, não mesmo, por isso agora é PG Roxette. Dialeticamente, é e não é Roxette. Particularmente, admiro a coragem de Per Gessle, tomando o legado que construiu ao lado de Marie e tocando o baile, literalmente. A vida continua. Falamos isso muitas vezes, mas nem sempre conseguimos colocar em prática. Agora há pouco me lembrei de uma amiga querida que morreu no começo de 2020, após uma curta batalha de 6 meses contra uma doença bem séria. Eu não a via há muito tempo, e soube de sua morte depois do ocorrido, pois notei que ela não postava mais fotos no Instagram, que era por onde a gente se comunicava. Não tínhamos amigos em comum, pois os poucos conhecidos em comum não faziam mais parte da vida dela. Por isso não soube nada na época. Fiquei arrasado. Lendo os últimos posts dela, sempre nos dizia para aproveitar cada dia, viver com intensidade e abandonar o que nos faz sofrer. E cultivar o que nos deixa feliz. De alguma forma, mas longe do ideal, tenho tentado isso, evitar gastar energia demais com coisas que não me fazem bem. Pois a vida é um sopro e nunca sabemos o tempo que temos. Por isso, cá estou, ouvindo as músicas novas do PG Roxette. Lembrando de como era feliz quando o Roxette lançava algo novo, ficando um pouco triste porque nunca mais ouvirei uma música nova com a voz da Marie. Também não comerei mais a comida da minha mãe, e nem sentirei meu gato, Pedro, me cutucar quando estou trabalhando no computador. Tudo isso agora é apenas parte de lugares muito doces da minha memória. São parte de mim. E há coisas por aqui, lindas, como as músicas novas de PG Roxette, meu marido, que está ali na mesa dele trabalhando, ao lado de minha gatinha Capitu, que está em nossa vida há 16 anos, e espero que ainda fique muitos! E domingo terá eleição para presidente, e estou com um grito preso na garganta. Espero que seja uma dia de libertação. Esse post foi um tanto estranho, como que uma síntese de várias emoções juntas. Mas o principal é: a vida é um privilégio. Vamos aproveitá-la. E amar, muito, sempre, excessivamente.



PG Roxette, Walking on Air.

Nenhum comentário: