domingo, 27 de maio de 2007

Banheiro feminino: um fato social?

Outro dia estávamos num café e o papo rolava super legal. Estava frio e eu, morrendo de fome, comi um pão de batata recheado de requeijão, que eu adoro, enquanto bebia um suco de morango com leite. A conversa estava ótima, éramos quatro pessoas, dois homens e duas mulheres e os assuntos eram os mais variados, desde os problemas da universidade pública, passando pelo caos do trânsito de São Paulo até importantes debates acerca da astrologia. Café vai, café vem, e chega o momento fatídico: uma de nossas amigas decide ir ao banheiro. Imaginei que fosse convidar nossa outra amiga para acompanhá-la, ou antes, que esse amiga se oferece de imediato para acompanhá-la. Que nada! Qual foi minha surpresa ao perceber que, sem hesitar, nossa amiga levantou-se e foi ao banheiro sozinha! Eu nunca havia presenciado isso, toda vida minhas amigas iam em dupla ao toalete, como algo dado, um fato. Assim que ela saiu, perguntei para a outra amiga: você não vai acompanhá-la? A resposta, claro, foi óbvia: "não, por que deveria? Não estou com vontade de ir ao banheiro agora". Foi então que percebi que não é uma regra. Mas, continuando a nossa conversa, percebi que isso não é bem resolvido entre as mulheres. Minha amiga continuou: "acho super chato quando estou em uma mesa e, quando uma das mulheres da mesa vai ao banheiro, me olha como se eu fosse obrigada a acompanhá-la! Houve ocasiões em que fiquei constrangida pela insistência!". Isso não é mesmo incrível? É como se não fosse permitido, socialmente, que uma mulher fosse ao banheiro sozinha, quando houvesse uma outra na mesma mesa. Só Durkheim mesmo para explicar. E tem mais, ela me disse que elas não conversam nada de mais quando vão "lá", retocam o batom e coisas assim... É simplesmente o ato de "ir acompanhada", quase um ato moral de que Durkheim fala. Por isso o título do tópico fala sobre fato social, que em linha gerais pode ser entendido como "toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer coerção sobre os indivíduos. É geral na extensão de uma sociedade, conservando uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. É todo conhecimento, transformação, ou situação estabelecido na sociedade."
Agora deixo a questão em aberto para as mulheres (e para os homens também claro!): o que vocês acham disso? Comentem esse tópico.

Abraços a todos!


Pierre Auguste Renoir - As Banhistas - 1887





2 comentários:

Cristina disse...

Eu gostei da idéia, não havia me dado conta de que isso é mesmo um fato social... Realmente, a gente (as mulheres) faz isso sem se questionar. Bom, eu não me importo em ir ao banheiro sozinha, mas é engraçado, alguém sempre se oferece pra ir junto rs sem maldade.
beijo!

Unknown disse...

quando era adolescente ir ao banheiro em dupla ou em grupo(!) era o momento de pesquisar o campo (quem estava com quem ou se "ele" estava lá) ou pra chorar as mágoas. ainda bem que o tempo passa...rs. hoje só vou ao banheiro pela vontade mesmo ou pela maquiagem, e a companhia é só se for pelo mesmo objetivo.
beijos!