quarta-feira, 9 de maio de 2007

O Papa está em São Paulo...

... ah, sim, soube...

* * *
Ok, eu ía escrever aqui um postagem super irônica para demonstrar o quanto eu não me empolgo nenhum pouco com essa "visita", onde falaria da posição ultra-conservadora desse líder religioso, aliás, conservadora não, reacionária, porque ele não quer conservar nada, mas sim reestabelecer valores ultrapassados que põem em risco uma série de conquistas da sociedade contemporânea. Mas não vou fazer isso. Esse blog tem que ser por princípio ser agradável e leve... não vou polemizar com o passeio do Papa...
Até porque, tudo tem um lado bom: foi um papa, um dos Gregórios (acho que o X), há séculos atrás, permitu que se realizassem imagens para a decoração das igrejas e para a ilustração de livros como a Bíblia. Graças a isso, a história da arte passou a contar com a arte dita sacra.
Sem isso, talvez jamais existissem obras como essas:

Leonardo da Vinci, A última ceia (1495-1497)



Rafael Sanzio, Sagrada família (1518)


Michelangelo Buonarroti, A criação de Adão (detalhe da cúpula da Capela Sistina)



Portanto, sejamos otimistas: tudo pode ter um lado bom...

Vou parando por aqui.

2 comentários:

Cristina disse...

Eu adoro igrejas! Não sou católica, mas a arte sacra em si me encanta. É de chorar entrar naquelas igrejas barrocas das cidades históricas de Minas; adorei a catedral da Sé, enfim... coisas que não se explicam nem precisa de explicação. A arte eleva a Deus, independente de papa ou santo ou whatever. beijo!

ART disse...

Realmente, Cris!
É realmente tocante... Eu gosto até (pasme) de arte cemiterial: tem umas esculturas que parecem falar conosco... talvez falem....