domingo, 26 de agosto de 2007

Roxette Review - Parte 3 (última)

1999 - Have a nice day

Depois de cinco anos sem um álbum de músicas inéditas, o Roxette aparece com o seu trabalho mais controverso. Have a nice day mostrava uma banda interessada em atualizar seu som, especialmente em faixas como Crush on you, 7Twenty7 e Stars, carregadas de uma batida dançante muito contemporânea. Stars, aliás, é uma de minhas favoritas: digo sempre que trata-se de uma música muito ambígua, pois sua atmosfera "dance" oculta, na verdade, uma balada das mais românticas, com coro de crianças no refrão e tudo mais. Seu vídeo em preto-e-branco é surreal, mostrando Marie como uma rainha louca que persegue o homem que ama, e, para conquistá-lo, se desdobra, grita e inclusive nada ao lado de patinhos de borracha em um lago sueco! Porém, o disco traz ainda baladas das mais apaixonadas, como Anyone, Wish I could fly e Salvation, que também recebeu um vídeo bem curioso... Além desses singles, destacam-se I was so lucky e duas composições de Marie, Waiting for the rain (letra e música) e Beautiful things (música). Trata-se de um disco controverso porque nem entre o fãs da dupla é unanimidade, muitos dizem que se afasta do som tradicional do Roxette, geralmente mais carregado de guitarras do que de batidas dançantes. Eu discordo... o Roxette sempre teve músicas "dançaveis", e Have a nice day apenas atualiza esse som, sem, contudo, abandonar o pop tradicional que sempre foi a marca da dupla. Recomendadíssimo.


2001 - Room Service


Em 2001 surge Room Service, o último álbum de músicas inéditas do Roxette - depois dele vieram coletâneas com apenas algumas músicas inéditas. Trata-se de um disco bem feito. É isso. Todas as músicas são boas, bem próximas ao que o Roxette sempre fez, muitas músicas alegres, intercaladas por baladas. Entre as divertidas, Real sugar se destaca, até mais que a primeira música de trabalho, que foi The centre of the heart. Per Gessle mostra seu lado mais rock em Jefferson e em Make my head go pop lembramos da batida dance de Have a nice day. Milk and toast and honey foi a música mais bem sucedida, mas não é nem de longe a melhor coisa presente no disco. Os destaque, para mim, são Little girl (composição de Marie), Looking for Jane, It takes you no time to get here e My World, my love, my life, apesar de nenhuma destas terem sido músicas de trabalho. O CD, em geral, é muito bom... mas, pra mim, não é o melhor da banda. Uma música muito boa saiu apenas como b-side em um single, Entering your heart, e teria deixado o álbum mais completo. Não sinto no disco a energia notada em Have a nice day... penso nele como um prato bem feito, gostoso, mas que a gente sabe que falta alguma coisa. Claro, a proposta do disco anterior era a de um som atualizado, contemporâneo. Em Room Service, a dupla quis apresentar algo mais leve, divertido e descompromissado. Se fosse um vinho, eu diria que ele é honesto.

2002 - The ballad hits

Essa coletânea traz apenas músicas românticas, e como estas sempre foram a marca registrada do duo, trata-se de um lindo trabalho. Um bom presente para dar ao namorado ou namorada, ou para ouvir em momentos de bode... Mas, de fato, é um disco lindo. Ao lado do CD lançado no ano seguinte (The pop hits), é impossível não conceder ao Roxette um lugar de destaque na música pop internacional, uma vez que poucas bandas podem se dar ao luxo de ter duas coletâneas, em estilos diferentes, repletas de hits, lançadas praticamente ao mesmo tempo (poderia ter sido um álbum duplo, aliás). As inéditas Thing about you e Breathe comprovam essa qualidade e apenas elevam o nível do trabalho.

2003 - The pop hits

Complementando do disco anterior, essa coletânea traz apenas as músicas mais "animadas" da banda (up-tempo). Lá estão todas as músicas que combinam com uma viagem de carro ou uma festa na sua casa! Nele encontramos coisas como The look, Dangerous, Joyride, How do you do!, Stars e tudo aquilo que pode animar um ambiente. Se você mesmo arruma sua casa, é uma ótima trilha sonora para isso também. Trouxe as inéditas Opportunity Nox e Little miss sorrow.



2006 - A Collection Of Roxette Hits!
Their 20 Greatest Songs

Como comemoração aos 20 anos de banda, é lançado em 2006 uma outra coletânea, contendo todos os hits, entre up-tempo e baladas. Recomendado para quem quiser ter apenas um disco da dupla; lá você encontrará quase tudo que conhece. Das mais conhecidas, ficaram de fora Vulnerable, The big L., Fireworks, You don't understand me, Fingertips, Anyone, Salvation, Opportunity Nox, Real sugar, She doesn't live here anymore, Queen of rain, I don't want to get hurt e I'm sorry (as duas últimas, aliás, nunca foram lançadas como single, mas tiveram uma excelente execução nas rádios brasileiras)... caso goste muito de alguma dessas, deverá procurar em outros discos! Também foi lançado um Box (apenas na Europa) com muito mais músicas e dois DVD's, incluindo a sessão completa do acústico MTV de 1993.



Enfim, ao longo das três postagens procurei passar minhas impressões sobre os discos do Roxette. Tentei ser objetivo e direto, mas sei que inevitavelmente tudo o que está escrito é baseado nas minhas experiências.

É isso.


"I take you on a skyride
a feeling like you're spellbound
the sunshine is a lady
who rox you like a baby"

3 comentários:

Cristina disse...

Eu gosto de "Wish I could fly" (se for a que estou pensando rs). "Milk toast and honey" também foi trilha de uma novela das 7, só não me lembro agora de qual.

ART disse...

Foi de "Um anjo caiu do céu"...

Post Scriptum disse...

interessantes suas avaliações sobre os albuns do Roxette.
Tambem sou um apreciador do trabalho da banda!!