segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A noite estrelada de Van Gogh



Vincent van Gogh
A Noite Estrelada
, 1889
Óleo sobre tela, 73 × 92 cm.
Museu de Arte Moderna de Nova Iorque



Nunca veríamos uma noite como essa no mundo real, e, sinceramente, acho que não seria uma experiência muito tranqüila! Porém, na tela da Van Gogh, essa explosão de luzes em espiral expressa uma energia e vivacidade que enche os olhos e lembra a sensação de quando se observa o céu em uma noite muito estrelada. Os contornos firmes e as pinceladas nervosas presentes nessa obra contrastam com a beleza e a candura da cena noturna, da qual, inevitavelmente, nos tornamos parte. Do ponto de vista privilegiado que Van Gogh no coloca, temos uma linda vista aérea do vale, de onde é possível sentir o vento frio no rosto, e ouvir o som dos grilos... mas isso já é uma viagem da minha mente. E eu viajo muito através das casas, montes, vegetações e estrelas desse quadro. Sinto-me numa noite com vários sois! Talvez, por isso, este seja um dos meus quadros favoritos.



3 comentários:

Cristina disse...

Dê, Van Gogh e Monet são meus artistas favoritos. Adoro o modo como usam as cores, os movimentos, as formas, as luzes... isso sim é arte na sua mais pura definição, que eleva a alma.
beijo!

Arte e educação!!! disse...

Van Gogh é o grnde amor da minha vida! Pena que nos desencontramos no tempo...

lukcasfera disse...

Van Gogh realmente foi um pintor e tanto, e deixou para o mundo da arte essa bela obra