domingo, 5 de julho de 2009

Voyage pittoresque et sociologique au Rio: #5. Botafogo

Hoje fomos almoçar na casa de amigos que moram no bairro do Botafogo. Depois do delicioso peixe, fomos tomar um café no shopping local. Apesar de minha amiga ter me dito com antecedência que o melhor do lugar era a vista, eu não dei prestei muita atenção, pois estava mesmo era doido por um café. Mas ao chegar lá, mal começamos a subir as escadas rolantes e dei de cara com uma paisagem que me tirou uns segundos de fôlego. É isso o que acontece aqui no Rio. Lembro como se fosse hoje da primeira vez que fui ao IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), e fui até o xeróx fazer umas cópias. Quando chego ao balcão, dou de cara com essa mesma paisagem (que fica na Baía da Guanabara). A primeira reação, que dura milésimos de segundo, é achar que é algum tipo de papel de parede. Pois não parece "real". Parece uma "foto", daquelas que a gente vê na TV ou nos postais. Parece mesmo uma "visão". Na época, perguntei ao moço do xérox: "Como você consegue trabalhar com essa passagem ali, todo o tempo, do lado de fora?" - e ele: "Ah, já estou acostumado, nem presto atenção". Vai ver que é assim mesmo. Mas, para mim, é sempre uma grande novidade.
Portanto, aqui está a imagem de hoje, a vista do Shopping, no bairro do Botafogo.


Foto: Anderson RT

Um comentário:

Cristina disse...

Coisa linda! Como que acostuma? :)