sábado, 4 de julho de 2009

Voyage pittoresque et sociologique au Rio: #4. Copacabana e Ipanema

Penso que existem (pelo menos) dois Rios de Janeiro: o histórico e o dos cartões postais. Para mim, o mais legal é o histórico, do Centro, cheio de monumentos, arquiteturas, museus e bibliotecas, que transpiram história e cultura. É com esse Rio que mais me identifico. Mas não há razão para ignorar o outro Rio, aquele que as emissoras de TV mais apreciam, o da orla. E que praias lindas, não?
Hoje fomos para Copacabana, de metrô, e caminhamos até Ipanema - são praias vizinhas. É uma caminhada muito boa de se fazer. Admito que sinto um pouco de medo em Copa, é muito movimentado, e sempre se ouve aquelas histórias de violência por lá. Contudo, tem muita coisa bonita: todos aqueles bares, restaurantes, hotéis, uma vida pulsante repleta de turistas estrangeiros (lá é mesmo uma Torre de Babel). Na praia, ondas que se quebram violentamente na areia dão um espetáculo à parte, enquanto, próximos ao calçadão, artistas anônimos moldam verdadeiras obras de arte apenas com areia - muito impressionante.
Depois de alguns minutos, chegamos à praia de Ipanema. É de uma beleza estarrecedora. E na divisa dessa praia com Copacabana há a pedra do Arpoador, onde subimos para ver a paisagem e tirar algumas fotos. É incrivelmente lindo.
Mas como escurece rápido no inverno, às 17h00 o sol, antes escondido por nuvens espessas e cinzas, dava adeus ao dia, enquanto a lua surgia onipotente. Voltamos para Copa, para pegarmos o metrô novamente. Passamos por lá às 17h30, já era noite, e praia sob a luz da lua e dos refletores nos brindou com uma linda imagem prata-azulada, que tive de fotografar no ato e enviar para meu twitter (foto). Percebi que Copacabana é mais bonita à noite.
Enfim, apesar de me sentir mais em casa no lado de cá do Rio do Janeiro, mais ao centro, tenho que me curvar à evidência de que a beleza das praias da Zona Sul é indiscutível.



Mesmo com o dia nublado, a paisagem é muito bonita.
Essa foto foi tirada de cima da pedra do Arpoador, com vista para a Praia de Ipanema.
Foto: Anderson RT

2 comentários:

Flavia disse...

Oi, Anderson! Eu nunca fui ao Rio (mas claro que preciso ir um dia). Adorei o título do post, depois fui deslizando por umm texto gostoso, e até me pareceu que eu podia ver um pouquinho do teu Rio.

Conheci duas físicas cariocas, e o que me deixou um tanto impressionada com elas foi o fato de que sempre que saíamos o negócio era ir a um shopping (que é a parte que menos gosto de Sampa - que nem a praia, nada contra, mas dos passeios classe média o que mais curto é ir à Augusta, ver se algum dia encontro a Consolação, como diz Tom Zé). Com o tempo consegui pervertê-las, mass fiquei com a impressão que o carioca tem medo de arrastão na Augusta.

Cristina disse...

A gente ouve falar nesses lugares em músicas e poemas, mas eu não faço a menor idéia de onde fica o quê, o que é perto, o que é longe... rs Preciso conhecer essa cidade pessoalmente...