segunda-feira, 6 de julho de 2009

Voyage pittoresque et sociologique au Rio: #6. Real Gabinete Português de Leitura

Hoje passei o dia estudando no Real Gabinete Português de Leitura. É um lugar muito bonito, com as paredes repletas de livros. É monumental. Possui um acervo primoroso, especialmente sobre a história e a literatura de Portugal e do Brasil colonial. É um lugar bom pra estudar, apesar de ser movimentado, com um entra-e-sai constante de turistas. Fui fotografado tantas vezes que fico me imaginando em vários orkuts e facebooks da vida agora... Eu mesmo tirei uma foto (sem flash, naturalmente):

Apesar de ser um lugar muito bonito, fica num lugar meio feio do centro. Aliás, como saí de lá às 18h00, era hora do rush de pedestres... um verdadeiro caos! Se você acha que São Paulo é caótico no final da tarde, é porque nunca esteve nas estreitas ruas do centro do Rio de Janeiro na mesma hora. É uma confusão mesmo. Em São Paulo me parece que, mesmo com toda a movimentação de pessoas e carros, a coisa é toda mais organizada. Enfim, isso provavelmente não passa de uma impressão tipicamente paulista, aliás, como tudo mais que tenho escrito por aqui.

Foto: Anderson RT

7 comentários:

Lu. disse...

Comentário infantil: Essa foto parece a biblioteca da Fera - aquele, da Bela.

Enfim, não sabia desse lugar! Deve ser muito interessante mesmo. E quanto às fotos que você saiu de figurante, fique tranquilo, pelo menos você não saiu no G1. (vergonha)

Alexandre disse...

Dúvida: esse Real Gabinete Português de Leitura faria parte da Biblioteca Nacional?

Pra nós humanistas, esse lugar deve ser afrodisíaco. Confirma? rs

ART disse...

@Alexandre: Não, o Real Gabinete fica em outro lugar, também na região central do Rio. A Biblioteca Nacional também é incrível, e tem um acervo enorme. Devo ir estudar lá a partir de sexta, e então falarei mais por aqui. Ambos os locais são afrodisíacos para nós, humanistas, sem dúvida! rs... altamente recomenado...

Marco Costa disse...

excelente blog! saludos!

Cristina disse...

Sabe que eu acho? que ia chegar aí e ficar tão deslumbrada que não ia saber nem que livro pedir pra ver...

Aline-NC disse...

Livros enfileirados nas prateleiras são uma linda paisagem, não? Linda e com conteúdo :)

Unknown disse...

Muito interessante. quero conhecer este lugar um dia!