sábado, 18 de outubro de 2008

Bê-a-bá again


Pois é, eu tentei fingir que não era comigo. Mesmo percebendo algo no blog da Aline, continuei achando que era possível pra deixar pra lá. Até ontem, quando recebi um e-mail do departamento de pós-graduação da minha faculdade, com um anexo assustador: Guia da Reforma Ortográfica. Agora não tem mais jeito, a partir de 2009, é aprender tudo de novo. Que remédio? Ainda mais pessoas cuja profissão está diretamente ligada com a escrita, que é o meu caso. Não tem por onde escapar.
Agora veja bem, tenho 30 anos, aprendi a escrever com 4, graças aos esforços de minha querida irmã Sônia. São 26 anos aprendendo a escrever... e, agora, tenho que reaprender um monte de coisas. Parece pouco, mas escrever é algo meio automático, é duro agora ter que pensar antes de escrever algumas palavras que eram velhas conhecidas. Como fazer agora sem as tremas, alguns hífens e vários acentos? (Será que "vários" ainda tem acento? hehehe). Agora vai ser isso, até ficar tudo automático de novo.
Isso sem contar as queridas ferramentas de apoio, como o corretor ortográfico do editor de texto e meu dicionário digital. A partir de janeiro, estarão ambos mancos. Estarei só nessa jornada rumo ao desconhecido (nossa, que exagero, até parece que vou ter que começar a escrever em grego!). É que estou no meio de uma tese, daí vocês podem enteder meu drama. Já é difícil ter que pensar no que e em como escrever, imagine agora ter que me preocupar também com os acentos diferenciais!
Então o negócio é o seguinte: o blog vai ser meu espaço de treinamento intensivo. Vou começar aqui as tentativas de me adequar a essa reforma, ver se vai rolar mesmo. Aliás, tem que que rolar.
Bem, pelo menos nesse primeiro texto, aqui, não tive maiores problemas, o que pode significar que ainda não usei nada de novo. Bem, de qualquer maneira, é preciso começar de algum lugar. Que seja por aqui.

Saudações ortográficas!


(Clique aqui para ver as alterações realizadas através desse acordo)

---
A imagem do início do post é o detalhe de uma gravura de Debret chamada Senhora brasileira em seu lar (1816-1839). Nessa imagem, uma jovem treina a leitura das primeiras letras do alfabeto.




9 comentários:

Aline-NC disse...

Bem, o trema eu já abandonei. A regra do hífen vai ser complicada para se acostumar.
O acento tônico vai ser o mais esquisito... Imagina a frase "A água escorria pelos pelos do cachorro" :)
(Me dei conta de uma coisa agora : e o Word? Vão ter que lançar um pacote de atualização!)

Cristina disse...

Estou detestando essa história. Eu, que gosto de usar o trema rs. Mas sério, vai ser um saco se acostumar com essas novas regras.
Li no jornal que a microsoft vai disponibilizar as atualizações relacionadas à ortografia - de grátis.

ART disse...

para aline: acho que,no caso da sua frase, parece que vai poder acentuar o pêlo;

para cris e aline: espero que a MS disponibilize mesmo essa atualização, e que contemple o Word 2003, que eu uso.

Lu. disse...

Eu já tenho problema em saber dessas coisas, imagine agora. Também estou pensando em usar o blog como cobaia, afinal, ano que vem é TCC e, como aluna de Letras, preciso fazer jus ao meu conhecimento (aff).
Por isso eu gosto de Inglês! Simples, básico e rápido. =P

(ok, mentira, eu adoro a língua portuguesa, mas que é um pé no saco às vezes, ah se é)

Tania Capel disse...

hum, a regra do hífen tá bem punk... mas o blog pode ser um bom exercício! afinal leitura sempre ajuda a fixar a grafia das palavras (pelo menos pra mim que tenho memória fotográfica! rs)
vamos fazer um tratado bloguístico para nos adaptarmos!?

beijos mil!!

Luiz.blogger disse...

Olha, com meu mero curso de Ensino Médio, não devo arriscar a fazer muitos comentários. Mas vejo algumas questões neste tal de "acordo ortográfico": qual o motivo desta mudança? quais critérios foram usados? E veja, por exemplo, como ficou estranho as mudanças dos hífens, porque é como se fossem excluídas palavras da língua portuguesa, e outras fossem acrescentadas (EX.: anti-religioso antirreligioso - não são diferentes?!) E, pode acreditar, tem muita gente com dúvidas, até mesmo aquelas mais bem informadas e entendidas da Língua Portuguesa. Para finalizar esse meu blá, blá, blá: "Não gostei das mudanças!!"

Tania Capel disse...

hei, moço... está sumido!
saudades!!

Aline-NC disse...

Bloga! :D

Tania Capel disse...

hei, kd vc???
beijos