terça-feira, 16 de setembro de 2008

Rememorações

Hoje folheando um livro de arte, daqueles que têm capa dura e são grandões, encontrei uma coisa do passado: um desenho feito pelo meu sobrinho Gabriel, em 2005, que nada época tinha 12 anos. O desenho é esse:




Ele fez esse desenho quando nossa cachorrinha, Teresa Cristina, deixou esse mundo. Na época morávamos em Itu, interior de São Paulo, local em que vivemos por um período curto, apenas para terminar as coisas do mestrado. Foi uma época muito legal, Itu é uma cidade tranqüila, que tem lindas construções históricas e uma paisagem magnífica no seu entorno. Lá também conhecemos muita gente bacana. Pois bem, foi nessa época que Teresa entrou em nossa vida, mas ela veio com uma triste surpresa: tinha leishmaniose, e por mais que ela tivesse todo o carinho e cuidados necessários, a doença tomou conta de seu frágil corpinho e ela precisou sair de nossa vida, tão rápido quanto entrou. Mas os meses em que tivemos o privilégio de sua companhia foram maravilhosos, ela era o cãozinho mais dócil que alguém podia desejar. Tive outros caninos na vida, muitos viveram anos em minha família. Mas nenhum foi tão marcante quanto Teresa.
Por conta de tudo isso, sua partida foi algo doloroso pra todos que a conheciam, incluindo o Gabriel, que teve a sensibilidade de fazer esse lindo desenho, repleto de significados, até hoje. Reencontrá-lo me fez lembrar de tudo, daquele tempo, daquele lugar, daquelas pessoas, e, claro, de Teresa... Não vou negar que me deixou um pouco triste. Seria ótimo ter a companhia daquela cachorrinha até hoje. Mas tudo tem seu tempo. O desenho também me fez sorrir, me lembrando dos tempos de Itu, do Parque do Varvito, da pracinha em frente de casa, da molecada que sentava todos os fins de tarde no banco pra ficar batendo papo, e do Pedro, nosso gato, que encontramos por lá ainda gatinho. Tudo isso me veio à cabeça por causa de um desenho, um lindo desenho feito pelo Gabriel.
Valeu, El...


Foto da Teresa com seu amiguinho (2005)


Um comentário:

Cristina disse...

Essa coisa de rememorações aconteceu comigo esses dias qdo encontrei uma caixa de fotos, a maioria dos tempos da faculdade e um pouco antes. Tbém achei fotos de umas cachorrinhas, a gente sempre sente saudade deles, né?