terça-feira, 2 de setembro de 2008

A tópica de Amy

Eu já escrevi sobre seu disco aqui no blog, e na ocasião não toquei no assunto clichê da sua biografia. Afinal, parece inevitável falar de Amy Winehouse sem falar em drogas e escândalos midiáticos. Mas eu não quis escrever nada disso, queria apenas falar sobre como eu gostei de seu disco Back to black. Mas as últimas notícias me deixaram triste, ao ver aquela menina se acabando de tanto se drogar. Eu não sou o tipo moralista, cada pessoa, penso eu, sabe aquilo que lhe traz felicidade, satisfação, prazer, bem como as conseqüências de cada ato nesse sentido. Mas o que me entristece é perceber que Amy não tem mais esse tipo de ponderação, se é que algum dia teve. O sucesso veio rápido, como uma bomba, e parece que ela definitivamente não soube lidar com ele. A história se repete, isso é praticamente uma tópica do show business. Essas pessoas aparecem, vendem milhões, ganham bilhões, e acabam com a própria vida. Porque não vejo saída pra Amy, mesmo. Dessa vez ela passou 36 horas fumando maconha sem parar! Não há organismo que resista à tanta violência. Que tristeza isso. Tanta beleza em sua voz, em seus acordes. Amy deixou o mundo pop mais elegante, com sua sonoridade e visual retrôs, que não combinam com sua irreverência, suas letras pesadinhas - daí sua originalidade. Mas essa irreverência transformou-se em alto-destruição. Amy ainda está no topo. Temo, porém, que sua queda seja definitiva.
E, acreditem, espero estar redondamente enganado. ♦


Nota, em 25.02.2014: Amy nos deixou em 23 de julho de 2011. Uma perda enorme. Muito triste...

Nenhum comentário: